Planejamento financeiro é o caminho para a estabilidade familiar



Compreender que a nossa vida financeira necessita de planejamento é um importante passo para organizar os gastos e realizar nossos sonhos de consumo. Mas essa não é uma tarefa fácil de ser alcançada no núcleo familiar. Isto porque cada membro da família possui os seus sonhos e projetos individuais. Por outro lado, quando pensamos em planejamento financeiro familiar é necessário deixar de lado o individualismo e pensar mais no coletivo para conquistar a estabilidade financeira dentro de casa.

Para isso, basta desenvolver a capacidade de projetar o futuro. Esqueça durante alguns momentos as dívidas, reúna todos os membros da família, converse sobre os sonhos e projetos individuais de cada um. Logo após, trace metas possíveis para alcançar esses objetivos durante o período de curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, pense na viagem de férias dos sonhos, na aquisição do veículo, da casa própria e a realização de pequenos projetos. Esse exercício que deve ser realizado por todos serve para preparar o nosso cérebro para enfrentar os obstáculos que virão, pois para conquistar novos sonhos é necessário abrir mão de pequenos supérfluos diários.

Depois disso, elabore uma planilha, identifique onde o seu dinheiro está sendo investido, procure conter gastos, reserve uma parte do seu salário em uma conta poupança ou fundo de investimento para tornar o sonho de sua família realidade. Afinal, na maioria das vezes, as pessoas não gastam por necessidade, mas sim por impulso. Esse assunto é muito complexo, já que em muitos casos as pessoas adquirem dívidas por comprarem coisas desnecessárias apenas para suprir desejos que, geralmente, estão relacionados aos problemas emocionais.

A seguir, a consultora financeira Daniela Godinho explica a melhor forma de organizar o orçamento doméstico com pequenas ações.
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Premium Blogger Themes |