Mercado automobilístico cria tecnologias com ações sustentáveis

O mercado automobilístico está cada vez mais investindo em novas tecnologias que resolvem os problemas ambientais. No Brasil, a Mercedes-Benz lançou o primeiro modelo de carro que ajuda a controlar a emissão de gases poluentes, o Sedã S 400 Hybrid. Este carro, segundo o vendedor da Mercedes, Carlos Eduardo, “possui um motor elétrico, que auxilia o motor a combustão e deixa de emitir cerca de 70% dos poluentes comparando com um veiculo normal”. Esses híbridos também podem ser chamados de carros verdes, por utilizar menos combustível e gerar menos poluição ao meio ambiente.

De acordo com o vendedor, o Sedã S 400 Hybrid possui dois motores, um movido a energia e outro a gasolina, o motor elétrico é abastecido por uma bateria de íon-lítio, na qual ajuda o motor a combustão funcionar liberando assim a energia complementar. Esses dois motores trabalham juntos, por exemplo, nas arrancadas e nas retomadas, o motor elétrico auxiliar o motor a gasolina, poupando o gasto do combustível no carro, e assim diminui os gases de efeito estufa no meio ambiente. Entretanto o motor à gasolina nunca movimenta diretamente o veículo.

Apesar de ter custos benefícios muito alto, o Sedã Hybrid traria muitos benefícios ao meio ambiente, e um deles seria o “uso de fontes de energia limpas e renováveis, neste caso a eletricidade seria produzida de fonte renovável”, explica o engenheiro especializado em Controle da Poluição Ambiental, Alfred Szwarc. O carro poderá se mover apenas com o motor elétrico utilizando a carga da bateria, na qual diminuiria bastante os efeitos dos poluentes gerados pelos combustíveis, que ao contrário de carros normais geram a partir dos combustíveis fósseis, aumentando a emissão de gases do efeito estufa.

Com objetivo de priorizar a sustentabilidade, o gasto de combustível no Hybrid é cerca de 8% menor se comparado a um carro normal. O vendedor Carlos Eduardo mostra as dicas de como economizar combustível no carro híbrido. Segundo ele “o motorista deve dirigir devagar, assim o carro em baixa velocidade mantém constante no uso do combustível e evitar também frear muito rápido o carro”, já que parte da energia é gerada de acordo com a redução da velocidade, então se reduzi-lo no maior tempo possível mais energia será captada.

O Sistema do Sedã S 400 Hybrid funciona com um motor 3.5 I V6a gasolina de 279 cv, junto com um propulsor elétrico de 20 cv, somado os componetes, eles entram em ação fornecendo energia. O bloco elétrico recebe energia de uma batéria de íons de lítio, fornecendo o abastecimento de suas maneiras: pela converção de energia do motor a combustão e também pelo sistema que transforma a energia gerada das frenagens  reaproveitando assim a energia elétrica.



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